terça-feira, 29 de novembro de 2011

JANUÁRIA (DIA 33)

No dia seguinte, passeamos mais um pouco por Itacarambi, que tinha uma praça bastante divertida e criativa. Tínhamos que ter tirado uma foto no banco dos calorentos para que vocês vissem, mas acabamos esquecendo...




 Brincamos também numa outra pracinha, perto do rio!!!


 

E até a mula, que não tinha cabeça, ganhou uma nova!!! rs




Depois disso, tentamos mais uma vez conhecer o Parque Cavernas do Peruaçu. Fomos ao escritório do Ibama, mas novamente o responsável pela autorização não estava lá! Que pena! Então, seguimos viagem!


Fomos para Januária, cidade do norte de Minas com seus 70 mil habitantes, conhecida pelos alambiques e pelas melhores cachaças do mundo! Januária situa-se na região do Médio São Francisco, localizada ao lado esquerdo do rio, e sua história envolve, assim como a de várias outras cidades pelas quais passamos, a notícia da existência de ouro e pedras preciosas na região (nesse caso, mais especificamente as margens do rio São Francisco). Desde meados do século XVI até 1670, bandeirantes como Fernão Dias Paes Leme, Manoel de Borba Gato, Castelo Branco, Januário Cardoso, Matias Cardoso, Manoel Pires Maciel Parente, entre outros, passaram por ali.


Devido à fama de suas cachaças, pretendíamos visitar os alambiques e provar um pouquinho de cada pinga! O Ronald estava super empolgado com as futuras visitas!rs Mas era sábado e infelizmente não conseguimos cumprir nossa missão. Os alambiques não ficam bem na cidade, mas num lugar ali perto chamado Brejo do Amparo.

Bom, como não íamos aos alambiques, experimentamos na churrascaria do Marcelão, a beira do rio São Francisco, algumas das pingas. Claudionor, Insinuante, Cabaré, Velha de Januária, Januária Cristal, Brejo do Amparo, entre muitas outras, são marcas de sucesso! Entre doses e caipirinhas, descobrimos o óbvio. Não entendemos nada de cachaça!!!rs Tudo igual, desce queimando até a alma e deixa a gente alegrinho!hehe


Outra coisa que estávamos loucas para fazer e não conseguimos foi pegar uma praia de rio. Fomos sedentas! Ainda mais com o calor que faz em Januária. Mas para quem quer encontrar a praia do São Francisco na cidade tem que ir entre os meses de julho e setembro, quando o rio está baixo e a praia se forma. Existem barquinhos que fazem a travessia para a praia, além de serem montadas barracas, banheiros, chuveiros, bares, salva vidas, entre outros.

Quem sabe um dia não vamos? Por enquanto, só de ter visto, ter molhado as mãos com a água doce do famoso e importante Chico já deu uma energia danada! É a coisa mais linda ver aquele rio grandioso, com o sol se pondo...Nossa! Não tinha ideia que ia me sentir tão feliz em ver um rio! Um rio, não. O rio!

Para fechar Januária, fomos jantar na beira do rio e comemorar o tempo que o nosso Roninho, irmão universal (rs!), esteve conosco!


Depois, em pleno sabadão, Kel e eu fomos conhecer a night da cidade! Nosso hotel, Girassol, estava localizado no melhor lugar! Embaixo, um bar com música ao vivo, logo na esquina, na rua do rio, a boate Lótus. É a única da região. Deu para entender que estava cheio, né? Ao lado da boate tem um espaço tocando uns forrós. Era uma misturada só! E o melhor, para entrar em qualquer um dos dois, tudo de graça!


Conclusão: nos divertimos bastante! Rimos de umas figuras dançantes do forró, fugimos de um dançarino maluco que adorou a Rachel e nos deliciamos com as caipirinhas!  



5 comentários:

  1. A melhor caninha vocês não citaram. Aquela amarelinha, que não estava no cardápio, aquela que apenas tampou o fundo do copo, que deu apenas para molhar a língua de cada um, a " velha cana ", nossa irmã, que nos adoçou a boca, aquele mel. E as fotografias com as esculturas de animais de Ita...Itaca...Itacarambi, acertei o nome da cidade? Abraços do Roninho, gostei.

    ResponderExcluir
  2. Sstou com muita saudade. O seu pai não sai do computador. Ele queria estar no seu lugar.As fotos são muita bonitas.Nina

    ResponderExcluir
  3. Monique e Rachel, agora o quadro de itacarambi e Januária estão completos! Muito bem. Agora, fora de Minas, tudo será novidade, para mim. Beijos do Oninho.

    ResponderExcluir
  4. adorei a mula com cabeça!!!!!

    ResponderExcluir