quarta-feira, 21 de março de 2012

PUNTA DEL ESTE - URUGUAI (DIA 102)

Ao sairmos de Minas, com um pouco menos de 2 horas de viagem, chegamos a Punta Del Este, um dos maiores (senão o maior) pólos turístico do Uruguai. As passagens custaram 106 pesos uruguaios cada.

Punta Del Este não só é uma cidade praiana do Uruguai, é a cidade praiana do país. A essa cidade se resume basicamente a fama das praias uruguaias. Mas não só suas praias são famosas como também seus cassinos, restaurantes, casas, prédios e hotéis de luxo (as diárias costumam ser cobradas em dólares e não há hostels em conta, esqueça isso!). É ali onde está a badalação e a mais famosa vida noturna do país. E, como não podia deixar de ser, é onde também estão os amontoados de turistas e os precinhos nada camaradas. No verão, então, com a alta temporada, aí é que você sente o quanto o local é inapropriado para mochileiros. Se você não quer gastar, fuja daqui!


Dizem que antes das dez da manhã a cidade é fantasma. Não é coincidência o fato de o comércio funcionar até tarde. Jantar em Punta é por volta das 22:30 hs. Bancos às vezes costumam ficar abertos até as 22:00 hs. Então, nada de acordar cedo, gente!! Dormir cedo, então, nem pensaaaar!!! rs

Nós, como não estamos cheias da bufunfa, fomos apenas para passar o dia e cair fora ao anoitecer.


A principal avenida da cidade é a av. Gorlero, que fica entre a Playa Mansa e a Playa Brava. Essas são as duas principais praias de Punta e a principal diferença entre elas é que, enquanto a primeira é de água doce e calma (águas do Rio da Prata), a segunda é de mar aberto, com ondas fortes e água fria.


 


É na Playa Brava que se encontra o cartão postal de Punta Del Este: o monumento La Mano, obra do chileno Mario Irarrazabal, que representa “a presença do homem surgindo na natureza”.


 

O problema é que em alta temporada você nunca vai conseguir tirar uma foto em paz com a mão! Impossível!!! São dezenas de pessoas o tempo todo! A não ser que você chegue lá bem cedinho, quando dizem que todos ainda estão dormindo! Aí pode ser que consiga... Mas como nós não tínhamos essa opção, fizemos poses no meio do povão mesmo! É isso, gente! Calor humano!!! rs


Depois do momento modelo da Monique (que queria foto de todos os ângulos! rs), fomos para a Playa Mansa apreciar um pouquinho do sol, afinal somos mochileiras, não somos estúpidas! E a praia é de graça, claroooo!!!


Optamos por essa praia por causa da frescura da minha companheira de viagem (que eu não direi o nome para preservar a sua imagem! rs), que não gosta de água fria! Mas isso vocês já imaginavam, né? Desde aquela postagem do banho frio em Cordisburgo, essa história não é novidade... rs


Ali, nadamos, torramos no sol e assistimos a um top less da nossa vizinha de canga! rs Esse negócio de atentado ao pudor é só no Brasil mesmo, porque por onde a gente anda, tudo é super normal (e aqui já adianto que estamos até cansadas de tanto ver chicos de cueca pelos hostels onde a gente passa! teve um dia que até a Monique entrou no clima a tirou o sutiã com a porta do quarto aberta e eu disse “Monique, cuidado, pode entrar alguém”, e ela respondeu “Ué, tô nem aí, eles não fazem isso? Então! Guerra é guerra!” Hauahuahuahauhaua!!!).



Mas voltando à praia de Punta Del Este, como eu estava dizendo, pegamos um bronzeado e nos divertimos muito naquela água tão gostosa!


Nossa, nada como um lugar para refrescar-se quando faz muito calor!




Depois de um bom tempo nessa vida mansa, fomos passear um pouco. Caminhamos até o píer.


 

Havia uma vista linda da praia!!!


Sentamos para apreciar um pouco a vista e depois continuamos.



 

Passeamos por Punta praticamente inteira, já que ela não é muito grande e as ruas são todas planas. E já moooortas de fome, procuramos um Mc Donald’s para nos salvar! Comemos e fomos para o terminal rodoviário, que fica no final (ou início, não sei! rs) da Av. Gorlero.

Pegamos um ônibus para Montevidéu às 20:15 hs (que nos custou 187 pesos uruguaios cada) e, às 22:30 hs já estávamos na residência estudantil de novo! Ui, que dia, hein?

Inté, gente!!!


Um comentário: