domingo, 26 de fevereiro de 2012

VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR - CHILE (DIA 89)

Nesse dia o time estava completo!!!!! A Naty tinha chegado e por isso estávamos muito felizes!!! Nada melhor que matar a saudade e colocar as fofocas em dia com uma amiga tão querida e especial!!!!! =)
Por isso foi o dia de conhecer o litoral chileno. Hora de conhecer de verdade o oceano Pacífico, gelado ou não! rs

Fomos até o Terminal Rodoviário de Santiago e lá encontramos uma agência (não me lembro o nome agora) que oferecia um passeio guiado para conhecer os pontos principais de Valparaíso e Viña Del Mar. Como estávamos com o tempo apertado para conhecer as duas cidades e o preço nos pareceu razoável, fechamos com eles. Nos custou Ch$20.400 e estavam incluídas as passagens de ida e volta e o passeio numa van, com mais um grupo de pessoas. A funcionária da agência nos deu as passagens de volta sem horário marcado, para que pudéssemos voltar a hora que quiséssemos até as 22 horas, quando saía o último ônibus. Começaríamos de Valparaíso e voltaríamos de Viña Del Mar.

As duas cidades distam 9Km uma da outra e 120Km de Santiago, aproximadamente.

Chegamos a rodoviária de Valparaíso por volta do meio dia. O grupo se formou, fomos apresentados ao nosso motorista-guia turístico Rodrigo e lá fomos nós!

Valparaíso é uma cidade de 300 mil habitantes, com um porto muito importante para o país.Capital da V Região do país, é uma das cidades mais antigas do Chile e onde se encontra o Congresso Nacional. Aqui, os novos presidentes tomam posse, como aconteceu com o Sebástian Piñera, em 2010. (Que isso, hein!!! Monique é cultura!! hahaha)

Bom, começamos o tour pelo Museu La Sebastiana, que é a antiga casa de veraneio do poeta chileno Pablo Neruda. Ou, para os íntimos como a Dona Nina: “Pablito”!! hahaha Pois é! Assim que ela se referiu a ele quando entramos no Museu. “Aaahh, é aqui a casa do Pablito?” hauhauha

A Kel ouvindo isso logo perguntou se ela sabia quem era Pablo Neruda. E aí, a resposta supera em originalidade o apelido carinhoso que ela lhe deu: “Claro! É aquele jogador da seleção! Você acha que não sei? Até jogou com o Pelé!!” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa, vai ficar para sempre!!! Mas, aguardem! Ainda terão muitos episódios de “As pérolas de Nina”. rsrs

Bom, vamos ao Pablito! rs Ele foi uma figura importante para o Chile. Poeta, escritor, pensador, político e diplomático chileno e Prêmio Nobel de Literatura em 1971. Nada a ver com jogador de futebol que jogou com Pelé! hauhauha

A casa dele é linda! Uma belezinha! Já o Museu não podemos dizer porque nosso guia nos deu 30 minutos para conhecer tudo, e teríamos que esperar 20 deles para conseguir entrar na casa! rs Existe um limite de pessoas para entrar na casa e o museu fica sempre lotado!!!  Fica aberto de terça a domingo, de 10:10h às 18h entre março e dezembro e de 10:30h às 18:50h nos meses janeiro e fevereiro. A entrada custa Ch$3000 por pessoa.

A casa La Sebastiana fica sobre um morro, de onde se pode avistar a cidade e o Pacífico. descendo suas ladeiras podemos passear pelo Museo a Cielo Abierto. Existem vários grafites, casas decoradas peculiarmente e muitas outras obras de arte espalhadas pelas ladeiras desse lugar. Tudo muito colorido e inovador!

Saímos de lá fomos percorrer a cidade. Existem muitas praças e monumentos históricos, homenageando a personagens emblemáticos do país e às comunidades de imigrantes de distintos países que ali se estabeleceram e fizeram a cidade crescer.

Conhecemos a Plaza Sotomayor, cercada por construções antigas e grandiosas. Onde se encontra o Monumento em homenagem aos combatentes da Guerra do Pacífico, os Heróis de Iquique. E onde fica o prédio dos Bombeiros, com seu carrinho para que os turistas se divirtam!!! rs Obviamente, com uma caixinha para a propina básica tão querida! rs

Para finalizar Valparaíso, nada melhor do que ver a cidade do alto e descer por um dos seus elevadores!

Como a cidade é cheia de morros, existem alguns elevadores. Super tradicionais, são marca registrada da cidade. Subimos de van até o mirante. Lá havia uma feirinha de artesanato, tudo muito colorido, bonito, e nem me lembro os preços porque nem pensei em comprar. rs

Lá ainda tivemos a oportunidade de dançar “Brasil...meu Brasil brasileiro! nãnanananaaa...Brasiiil, Brasiiil!” (eram só essas palavras que ele sabia cantar! hahaha) ao som de um bandoneón!

E depois, hora de descer nos tradicionais ascensores de Valparaíso!!!  Aiii que delíiicia!!! O melhor, apenas Ch$ 300 para cada! Super barato! E não vá esperando um elevador moderno, daqueles que você nem pensa em segurança, risco de queda, essas coisas!! rs O treco é beeem velhinho!!! Naty, Kel e eu adoramos! Nina e Ronald... rs Nem preciso comentar! Olha as caras!!! hahaha

Fechamos Valparaíso e fomos para Viña Del Mar, que está a 15 minutos dali.

Chegando à cidade, já se nota a marcante diferença com Valparaíso. A primeira cidade é mais pitoresca, mais antiga, portuária, cheirando a história. Já Viña Del Mar tem todo um clima de cidade praiana, mais nova, mais “da moda”! É a típica cidade de fim de semana no litoral!

Paramos primeiro no Reloj de Flores. Que coisa linda!!!! Um grande relógio feito todo de flores! Super colorido e muito bem cuidado!

Rodrigo, nosso guia, vai explicando tudo para gente. Fomos conhecendo a cidade pela janela da van enquanto ele nos levava a um restaurante para almoçar.

Galera, fazendo passeios assim com agência ficamos limitados as opções que eles nos oferecem, né? Não tivemos escolha. Ele nos deixa em um restaurante na beira da praia e distante de todos os outros. rs O restaurante não era nada barato. Também não era uma fortuna. Ele nos dá uma hora para o almoço para depois continuarmos o passeio.

A comida demorou muito para ser servida. Pode ser porque o restaurante estava lotado. Mas a cidade toda estava muito cheia. Enfim, o fato foi que demorou e isso atrasaria um pouco o passeio, que terminaria às sete da noite, aproximadamente. E isso nos preocupava porque queríamos nadar no Pacífico!!!! Era o mais importante de tudo!!!! Trocaríamos todos aquelas visitas por um mergulho no oceano que era novidade para gente!!!

Bom, comemos os peixes e frutos do mar que são especialidades de Viña Del Mar e tomamos nosso Pisco, especialidade do Chile!

Passeamos por toda a cidade, conhecendo praças, a Catedral e as ruas principais. Passamos pelo Cassino, pelo museu onde se encontram alguns Moais de Isla de Páscoa, e um mirante, de onde se pode admirar toda Viña Del Mar e ver o Estádio em que a seleção brasileira jogou na Copa do Mundo de 1962. Vamos esperar o comentário do Oninha para saber contra quem foi a partida. rs

E aí, enfim, a hora mais esperada de todo o Chile!!!!!!!!! Ebaaaaaaaaaaa!!! Quase sete horas da noite, chegamos a la playa!!!

Aiii, gente!!! Foi tão lindo ver a praia!!!! Tava cheia, bombando! Mas pouca gente na água. rs Não sei se vocês sabem, mas as águas do Pacífico são bem mais frias que as do Atlântico. Têm fama de serem gelaaadas!!! Nem os chilenos estavam todos na água. rs

A Nina nem se prontificou a molhar o pé. Foi direto pro bar atrás da cervejinha sagrada. rs A Naty forrou a canga e deitou, vestida com um casaco e com mais dois, pelo menos, na mochila! hauhauha Nunca vi tão friorenta!!!! Ela, definitivamente não ia entrar. rsrs

Eu, vocês sabem, odeeeio água gelada! rs (Eu tinha superado isso, mas às vezes tenho recaídas! haha) Mas gente, era o Pacífico!!!!! Gelado, quente, morno, sujo, limpo... não importa! A gente tinha que entrar!!!! E numa corrida só, Kel e eu fomos!!!!

Uhuuuuuuuuuuuuuuuuulll!!!!!!!!!!!! Que delíiiiciaaa!!! Que maravilhaaaa! Que alegriaaaa!!! hahahahahaha Que água geladaaaaaaaaaaaaa!!!!! Jesus Maria e José!!!!!  hahaha O pé ficou dormente de primeira!!!rs Aii, que felicidade nadar no outro oceano! rs Valeu muito a pena chegar até aqui!!! Se a viagem acabasse hoje eu estaria feliz!!!... Não, mentira! Quero mais! rs

Não demoramos muito com nosso mergulho. Estava gelada demais. Já tínhamos ficado felizes o suficiente!rs

Hora de voltar para casa. Tomamos um ônibus até a rodoviária, que custou Ch$370 para cada. Já eram umas oito horas da noite e queríamos pegar o ônibus para Santiago o mais cedo possível, para não chegar de madrugada na cidade.

Chegamos lá, terminal lotado! LOTADO!!!! Todas as pessoas do país resolveram ir e voltar naquele sábado para Viña Del Mar. rs Fomos até a empresa de ônibus pela qual tínhamos passagens e veio a péssima surpresa: esgotadas!!!! Não tinha mais passagens!!! Desespero total! E agora? Como faríamos?

Foi uma confusão só! Enquanto Kel e eu estávamos na agência que nos vendeu o passeio tentando arrumar uma solução com a funcionária, a Naty e a Nina estavam tentando comprar por outra empresa de ônibus, pois os boatos eram que todas as passagens para Santiago haviam acabado, de todas as empresas.

Bom, ficou sendo boato mesmo. Muito estranho, até. A funcionária teve que comprar novas passagens para gente por outra empresa, que ainda tinha lugares no ônibus. E a Naty também conseguiu comprar passagens, que pedimos devolução e pagaram só 80% do valor. Bom, passagem tinha. Não sabemos de onde veio o boato que criou o clima de pavor em todo mundo.

Mas, no fim, com muito sufoco, conseguimos voltar a Santiago!!! Dia com saldo super positivo!!!!