quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

OBSERVATÓRIO DE SAN PEDRO DE ATACAMA – CHILE (DIA 85)

Depois que chegamos do passeio ao Valle de La Luna, meus pais foram para casa e Monique e eu fomos direto ao escritório do Observatório de San Pedro, que fica ali na peatonal principal (calle Caracoles, número 166). Haveria um passeio ao observatório com explicações em espanhol às 22:00h (há também explicações em inglês e francês em outros horários, mas explicação em português ainda é apenas um plano). Já tínhamos passado pelo local durante a manhã para fazer nossas reservas, pois, devido à alta temporada, poderia não haver vagas para todos.

A reserva é importante porque o passeio depende do tempo. Se chover ou estiver nublado, não há passeio. Assim sendo, é necessário apenas que você dê o seu nome. Pagar mesmo, só na hora em que tudo estiver confirmado.

E por falar em pagar, vamos falar do preço. O valor por pessoa é de Ch$18.000 (já incluído o transporte). Um pouco salgado, né? Mas, acreditem: vale cada centavo. Tenho até medo de dizer essas coisas, porque cada um é de um jeito e pode ser que esse passeio não agrade a muita gente, mas, falando por mim, foi o passeio que mais gostei em San Pedro de Atacama.

A começar pelo climão efervescente do pessoal do nosso grupo (acreditem se quiser, mas no nosso grupo TODOS eram brasileiros! rs): todo mundo curioso para saber o que ia ver ou o que ia aprender. Encontramos até o Wagner mais uma vez (para quem não se lembra é o mesmo que encontramos no Chacaltaya e em Uyuni, já estávamos quase virando parceiros de viagem! rs). Além disso, uma noite super agradável e um céu lindo que completava a nossa animação.


Tomamos o ônibus e em quinze minutos, mais ou menos, chegamos ao local. O passeio é dividido em 3 partes. A primeira consiste em observação do céu a olho nu. A segunda é observação com telescópios e a terceira é um bate-papo com o astrônomo Alain, tomando chocolate quente!! Huuuuum!!! rs


Não sei se foi pela simpatia da nossa guia, pelo aprendizado ou pela pouca expectativa, mas a parte que eu achei que seria a mais chata foi a que eu mais gostei!!! A primeira!!! Pois é. Observação a olho nu parece uma coisa ridícula, porque a gente pode fazer sem pagar nada por isso. Mas gente, várias vezes eu já tinha contemplado o céu e em nenhuma delas eu tinha ficado tão empolgada quanto nesse dia. Dois fatores fazem toda a diferença numa situação como essa: o local de onde você observa e a pessoa que está ao seu lado (e isso não tem nada a ver com a pessoa que você ama, esqueçam isso! rs). Alguém que sabe identificar as constelações e que sabe a maneira exata de fazer você se interessar por isso é a chave do negócio. E ali estavam eles: Alejandra e Alain.



















Pode parecer besteira para quem já sabe ou conhece, mas achei o máximo descobrir que as Três Marias formam o cinturão de Órion, que a estrela mais brilhante se chama Sirius (e que ela é o cachorrinho que acompanha o guerreiro! rs), que a partir de uma medida do Cruzeiro do Sul podemos localizar o sul (deve-se medir 4,5 vezes o corpo da cruz a partir do seu pé e descer para o horizonte) e muitas coisas mais. Aprendi a reconhecer a constelação de Touro, de Áries e a de Gêmeos!! Vi planetas, satélites e a Lua! Não só vi a nossa lua, como vi as quatro luas de Júpiter!!! Gente, é muito legaaaaaalll!!! Mesmo que vocês digam “Nossa, Rachel, descobriu a pólvora!!!”, eu não me importo, porque estou muito feliz com o meu aprendizado!! Antes tarde do que mais tarde ainda!!! rs


Tudo isso foi mágico! A Monique quis até fazer astronomia de novo! rs Vocês não sabem, mas ela disse a vida inteira que iria cursar astronomia na faculdade! Mudou de ideia em cima da hora e está feliz com a escolha, só nesse dia que bateu um arrependimentozinho de nada!!! Ahahahahahaa!!! Mas ainda tá em tempo! rs


Ela ficou tão alucinada quanto eu! Queria ver tudo, saber de tudo e, sempre que a Alejandra perguntava algo, ela era a primeira a responder! Sabia quase tudo, deu um show! Só me ensinou errado algumas coisas, mas isso é o de menos!!! A Alejandra estava lá para me proteger das abobrinhas da Monique!!! Ahauahuahauuaaa!!!

Durante a observação com telescópios vimos as Plêiades, as crateras da Lua, a Caixinha de Jóias (para ver coloração ali tem que ter muita imaginação! rs) e muitas outras coisas que agora eu não me lembro! E o Alain nos ajudou a fazer fotos lindas da Lua, olhem só!!!



E durante a terceira parte, ouvimos várias histórias e tomamos um chocolate quentinho (que estava uma delícia!) para afugentar o frio que fazia!

Em resumo: PASSEIO NOTA MIL!!!

Segue o site para quem tiver interesse:

http://www.spaceobs.com/es/home.php#.


Inté, gente!!!



2 comentários:

  1. carolzinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, imagino que vcs devam estar de cocha(s)bamba(s) de tanto passear por lugares tãaaaaaaaaaaaaaao fantásticos!!!!!!!! Eu tb queeeeeeeeeero!!!!!!!!!! Me levaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!! Muitas beijinhas saudoooooooooooooooooooosas :))))))))))********

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiiiiiiiim!!!! Coxas bambas e queixos caídos!! Ahahahahhahaahaa!! Muitas saudades, chicaaaaaaaaaaaa!!! Beijinhas para vc tambééééééééééémmmmm!!!! rs =)

      Excluir