terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

LAGUNA CEJAR - SAN PEDRO DE ATACAMA – CHILE (DIA 84)


Em San Pedro de Atacama há muitos passeios diferentes. Não queríamos fazer todos devido ao dinheiro, é claro, e ao fato de que vínhamos da Bolívia e já tínhamos experimentado muitas coisas por lá. A primeira providência que tomamos, então, foi conversar com um dos caras da empresa Estrella Del Sur, que estava conosco durante os trâmites de imigração. Ele disse que nós, que já tínhamos feito o passeio de 3 dias pelo sul da Bolívia, tínhamos poucas coisas que conhecer ali. Na verdade, disse que tudo ali era maravilhoso, mas que não seria muita novidade para a gente. Pedimos, assim, sugestões sobre que passeios fazer e ele nos sugeriu o o passeio do Valle de La Luna e o passeio da Laguna Cejar, uma lagoa que é 6 vezes mais salgada que o mar.

E assim fizemos! Nesse primeiro dia fomos para a Laguna Cejar.

O passeio ocorre durante a tarde. O ônibus sai por volta das 16 horas, direto para a laguna. No caminho, passamos por um lugar onde temos todos que descer do veículo e pagar as entradas. Sim, além do preço pago antecipadamente à empresa de turismo, cada um tem que pagar Ch$2.000 para ter acesso ao lago (mas dessa vez tínhamos sido avisadas pela empresa! tudo sem problemas!). Estudantes e idosos pagam Ch$1.500.

Chegando na laguna, tiramos a roupa bem rápido e nos mandamos logo para a água, afinal teríamos apenas 1 hora para desfrutar do local. Depois continuaríamos o passeio. Genteeeeeeeeeeeee!!! Vocês não têm noçãoooo!!! É muito engraçado!!! Não sei se é possível perceber pelas fotos, mas a água empurra você para cima com uma força completamente diferente daquela que estamos acostumadas!!! É muito mais forte! Não tem como afundar! E muito engraçado!



E mais engraçado ainda é ver a reação de TODAS as pessoas que entram na água! Elas definitivamente não acreditam que vão quase flutuar ali (e podem ter certeza, eu estou incluída entre essas pessoas! rs) e, assim que entram, fazem aquela cara de felicidade, morrem de rir e dizem “nooooossa, bóia mesmo!”. Ahahahahahaa!!! Eu fiz isso, Monique fez isso, todos os brasileiros que estavam lá fizeram isso e todos os outros estrangeiros de qualquer lugar que fossem fizeram a mesma coisa, cada um na sua respectiva língua, claro.




Sabe, são em momentos como esse que a gente percebe que o ser humano, apesar de todas as diferenças físicas e culturais aparentes, é sempre o mesmo em qualquer canto do mundo!!! rs Não sei explicar, mas coisas como essa fazem com que eu me sinta muito bem nessa viagem, pois, afinal de contas, eu sou como eles e eles são como eu, então, me sinto em casa! É fantástico!!!


Dei uma provadinha na água e faço um apelo aqui: por favor, pessoas com problemas de pressão alta, mantenham essa água longe da boca!!! É salgada demaaaaais!!! Ahahahahhahaaa!!!


Depois que saímos da laguna, tudo ficou branco!!! Cabelo, rosto, perna, mão, biquíni e por aí vai... Mas o guia que nos acompanha no passeio salva nossas vidas com um banho de água doce! Liga uma torneirinha e água em cima de quem está branco! rs Na maior parte dos casos não funciona 100%, então prepare-se para levar uma marquinha para casa! rs



De lá, seguimos para Los ojos Del Salar, que são como dois poços de água doce no meio do nada. E é óbvio que eu entrei na água uma vez mais, mesmo com o vento e com frio que fazia (pois é, sou meio atentada! rs).




Entrar é mole. O difícil é sair daquele buraco. É lama para todos os lados e, se não tomar cuidado e se segurar bem, vai ter que nadar de novo! rs


Tinham nos dito que esses buracos estavam ali porque dois meteoritos haviam se chocado com a Terra há alguns anos atrás. E nós duas, retardadas, é claro que acreditamos! Não só acreditamos como achamos o máximo!!! Ahahahahahaa!!! Mas não se animem. Pelo que disse o nosso guia, isso é historia para boi dormir! rs


Dali, fomos para o último ponto do passeio: o terceiro maior salar do mundo (segundo o nosso guia, pelo menos! rs). Ele disse que o maior de todos era o de Uyuni (eba! já conhecíamos!), o segundo estava nos Estados Unidos (um dia vamos conhecer!) e aquele ali em San Pedro era o terceiro.








Minha mãe não acreditou que era sal e foi comprovar por si mesma... rs



O mais legal de tudo é que esse salar estava seco! Como só havíamos visto o Salar de Uyuni alagado, esse virou novidade para a gente!!!























Ali mesmo no salar, provamos o famoso Pisco Sour, fizemos um lanchinho e depois voltamos!!! Foi um dia com saldo de felicidade muito positivo!!! Ebaaaaaa!!!


Até a próxima, chicos!!!



2 comentários:

  1. Enfim chegamos ao Chile! Beijos do Onal.

    ResponderExcluir
  2. Achei o máximo esse lago. Em Brotas-SP também tem uma assim, só que é menor e feita de água doce.

    Clemerson

    ResponderExcluir