terça-feira, 31 de janeiro de 2012

TREM ORURO – UYUNI (DIA 79)


E assim chegou o dia de embarcarmos no trem com destino a Uyuni. A Monique não contou no outro post, mas eu vou contar nesse: ninguém queria pegar o trem, só eu! rs Sim, porque a cidade não aparentava ser muito bonita pelo que tínhamos visto até ali, ninguém queria esperar até o dia seguinte para ir de trem. Queriam todos tomar logo o ônibus rumo a Uyuni. Só que, poxa, eu não sabia quando teríamos outra oportunidade de passar por ali, talvez nem tivéssemos mais essa oportunidade e eu gostaria muito de conhecer a cidade melhor e o tal trem. Então fiz uma manha de leve, até que todos aceitassem! rs Só não contem isso para ninguém, ok? rs


Trens de Oruro para Uyuni só saem terças, quartas, sábados e domingos, sempre com Villazón (fronteira com a Argentina) como destino final. Os trens de quartas e sábados são da companhia Wara Wara, saem de Oruro às 19 horas e estão divididos em 3 categorias: Ejecutivo (Bs95 até Uyuni ou Bs205 até Villazón), Salón (Bs44 até Uyuni ou Bs94 até Villazón) e Popular (Bs32 até Uyuni ou Bs67 até Villazón).


Os de terças e domingos são da Expreso Del Sur, mais voltados a turistas devido ao horário, que permite apreciar a vista por mais tempo (saem de Oruro às 15:30 hs). Esses últimos só possuem as melhores categorias: Ejecutivo (Bs112 até Uyuni ou Bs261 até Villazón) e Salón (Bs56 até Uyuni ou Bs119 até Villazón).



Vocês conseguem imaginar em quais destes nós viajamos? Claro!!! No popularzão!!! Ao estilo mochileiro!!! rs O problema dessa história é que quem se deu meio mal foram os meus pais, afinal, esses aí nem pinta de mochileiros eles têm... rs



















Mas assim seguimos, todos embarcando na aventura que seria. Pegamos nossa bagagem e subimos no trem.






E qual a primeira surpresa? Os bancos, apesar de acolchoados, não eram para duas pessoas como estamos acostumados. Eram para três!!! Só que o espaço disponível em cada banco era para dois!!! Complicado demais? Deixa eu explicar melhor: eram três pessoas num espaço que habitualmente ocupam duas pessoas!!! Ahahahahhaa!!! Tá, tudo bem, era um pouquinho maior do que um espaço para duas pessoas, talvez para duas e mais ¼ de outra, quem sabe, mas para 3 não eram mesmo!!! rs Que os bolivianos eram, em média, um pouco mais baixos que os brasileiros tudo bem, disso já sabíamos, mas que eram magrelos para caberem ali, ah, isso era novidade! rs


Sentamos nos nossos lugares preparados para as próximas 7 horas de viagem. E vale lembrar: obviamente, os bancos não inclinavam!

As primeiras 2 horas de viagem foram tranqüilas. A vista era linda, dando para ver o Lago Uru Uru, que agora está quase seco. O trem não estava cheio, havia muitos lugares disponíveis e deu até para deitar num deles e tirar um cochilo.



A situação esquentou mesmo, foi quando chegamos em Challapata, cidade no meio do caminho. Ah, aí começou o martírio! E mais uma vez garanto a você que ficou triste por não ter conseguido pegar o trem da morte: não fique triste, você terá diversas outras oportunidades dentro da Bolívia! Aqui está outra delas! rs Além do trem da morte, o próprio, e do ônibus que nos levou de Mairana a Cochabamba, aqui está outra versão do trem da morte para você que ainda não teve o prazer de viajar nessa gostosura. rs


Foi só o trem parar em Challapata, que a comitiva de frente entrou: gente para todo lado com trouxas enormes e molhadas, que deixavam marcas em nossas roupas! 


A gente tentava empurrar as trouxas da nossa cabeça, mas não havia espaço. Parecia que a cada 5 segundos entravam 50 pessoas em cada vagão. E elas não paravam de subir!!! Gente, tinha chola com panela, cholo com 5 malas, bebês, crianças, era uma festa!


Minha calça levou logo um banho de um líquido não identificado que caiu da trouxa de uma chola. A panela que a gente presume até hoje que seja de pollo ficou confortavelmente alocada embaixo do assento da Monique. rs A minha mãe só dizia “Santa Maria!”.


Eu, que tive que ficar no banco com dois desconhecidos e estava na ponta, usei toda a minha delicadeza para não ser jogada para fora do assento! rs Não dava para esticar as pernas para a frente porque elas batiam na perna da Monique ou na panela do frango e não dava para esticar para os lados porque tinha uma trouxona no corredor. O jeito era aguentar o formigamento das pernas e, de vez em quando, ficar em pé, ali mesmo, em frente ao meu assento.


Não preciso nem falar do cheiro, né? Esse aí, por tudo que a gente conta, já é um velho conhecido de vocês!!! Ahahahahaaa!!!

E foi dessa forma que continuamos as 5 horas de viagem que faltavam: inutilmente tentando dormir.

Chegamos em Uyuni por volta das 2 e meia da madrugada, depois de muita dor nas costas e de muitas risadas. Talvez ter ido de ônibus teria sido mais confortável. Mas nunca conheceríamos o trem e nunca saberíamos a verdadeira sensação de estar nele! rs E certamente não poderíamos estar aqui contando essa aventura para vocês!

5 comentários:

  1. hahahah
    Que viagem, hein, meninas.
    Esse tipo de coisa é só pra deixar história mesmo.
    Abraços

    Clemerson

    ResponderExcluir
  2. OI meninas, andei lendo uma parte de suas postagens, eu moro em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Mas voces passaram por aqui quando eu estava de ferias no Brasil.
    Parabens pelo espírito aventureiro, eu também adoro viajar.
    Só uma dúvida, já que foram até lá em cima, em La Paz.. pq nao deram mais uma esticadinha até Machu Picchu??
    Valeu, e mais uma vez, parabéns.
    e continuem se divertindo bastante!!!
    felicidades..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdiclei!!! Tudo bem?
      Nós não esticamos até lá porque pretendíamos descer até ushuaia ainda quando estivesse no verão, para não passar tanto frio!!! rs E depois vamos voltar lá, com certeza! Ainda temos que conhecer o Peru e todos os outros países da América do Sul!!! Machu Pichu que nos aguarde!!! rsrs
      Obrigada pelo carinho!!!!
      Beijossss!!!!

      Excluir
    2. Uhmm.. bacana..
      Então, estamos nos preparando, um grupo de amigos e amigas aqui de Santa Cruz, para irmos à Machu Picchu nas ferias de julho.
      Uma viagem simples, de ônibus, no melhor estilo mochilão!! rs
      E vamos fazer uma paradinha de 1 ou 2 dias em La Paz também, pra passear por Chacaltaya e Titicaca...
      Gostamos muito de viajar, e tô me inspirando em vocês duas também, pra aproveitar bem o passeio com disposição e alegria.
      Nosso grupo vai em julho, se quiserem nos acompanhar, já estão convidadas.
      Obrigado pela atenção.
      Que Deus as guarde sempre.
      Beijos..

      Excluir
    3. Boa viagem Valdiclei!!!! Aproveite muito!!!! Divirtam-seeee! E obrigada pelo convite! ;) Que Deus guarde vc e seus amigos também!!! Beijos!!!

      Excluir