domingo, 3 de junho de 2012

MUSEO DEL PRESIDIO - USHUAIA - ARGENTINA (DIA 128)

Esse dia foi dedicado a conhecer o Museo Marítimo y del Presidio de Ushuaia! A entrada custa Ar$70 e Ar$40 para quem for estudante!


Como o próprio nome diz, o museu é dois em um: possui duas áreas de interesse. A primeira é a parte que trata da temática marítima, apresentando maquetes, modelos navais, mapas, fauna local e tudo o que possa ter relação com as águas da região.






A segunda área (para mim a mais interessante!) é a que trata do primeiro presídio da Terra do Fogo, conhecido como Cárcel de Reincidentes de Tierra del Fuego, construído em 1896 para recluir os criminosos argentinos mais perigosos.



O museu conta a história da vida dos prisioneiros, dos trabalhos que realizavam, dos castigos que sofriam, entre muitas outras coisas, durante o período que vai desde a construção do presídio até o seu fechamento, em 1947.


Quase todos os pavilhões foram reformados, mas existe um que se mantém intacto, assim como era no período de funcionamento do presídio.


A sensação é realmente impactante. Ao abrir a porta desse pavilhão, já se sente de cara o frio que os prisioneiros passavam. A temperatura é muito mais baixa do que nos outros pavilhões, que mantêm a calefação ligada.


Isso sem contar o climão pesado do local. É assombroso mesmo! A Monique, logo que abriu a porta e sentiu o frio, quis logo sair. "Rachel, eu não vou entrar nisso não!!! Não quero!!". Na verdade, eu também  não estava me sentindo muito bem de entrar ali, afinal a gente começa a se lembrar de toda a história dos prisioneiros que vimos durante a recorrida pelo museu e nos sentimos como se estivéssemos naquela época.


Mas eu precisava entrar para ver. Não só para ver como também para sentir.


Afinal, eu já estava ali.



E a Monique também... rs



Brincadeiras a parte, entrar naquele pavilhão não teve nada de engraçado. Depois de uma certa insistência, convenci a Monique a entrar comigo e percorremos todo ele até o fim.


Eu até entrei numa das celas para ver como era e posso afirmar que a sensação não foi nada boa...


Ao fim do corredor, estava o banheiro utilizado pelos prisioneiros.



E, então, nos convencemos que já tínhamos visto e sentido o suficiente. Depois de percorrer todo o pavilhão, a única coisa que queríamos era sair dali e poder desfrutar da nossa liberdade! Mas, antes, ainda demos umas voltinhas por outras partes do museu por onde ainda não tínhamos passado.





A Monique enganou um policial...





Enquanto um dos prisioneiros me dava cobertura... rs



E depois de toda essa brincadeira de polícia e ladrão, pudemos enfim ver a luz do dia!!! rs


Que infelizmente não durou muito... rs



Na patagônia é assim. Espere por sol, chuva, vento, calor, granizo, frio... Tudo no mesmo dia!!! Com a mau tempo e o friiiiiio que fazia, nos mandamos para o hostel!!! Passear que nada, queríamos mesmo era ficar debaixo do cobertor!!! rs


E não é que, quando estávamos no aconchego do nosso quarto, começou a nevar? Ebaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Neveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!


Saímos correndo para a rua!!! A Monique de chinelo!!! Ahahahahhaa!!! "Monique, você vai de chinelo?". "Rachel, é neveeeeeeeee!!!".


Começamos a gritar e a pular como duas abestadas!!! O pessoal do hostel só olhava pela janela e se perguntava "será que essas duas têm problema?".


Já tínhamos visto neve, mas vê-la caindo do céu era a primeira vez!!!


E vocês nem sequer imaginam a alegria que foi!!! Duas meninas do Rio de Janeiro que mal sabem o que é temperatura abaixo de 15 graus e que se aventuraram em descobrir o mundo, ou, ao menos, uma parte dele, agora descobriam um dos mais fantásticos fenômenos da natureza!!! Um momento tão perfeito que fez desse um dos dias mais felizes de nossas vidas!!!


7 comentários:

  1. Rachel! Eu fiz exatamente a mesma coisa quando vi nevando pela primeira vez! É uma sensação única, momento inesquecível!!! Muito boa sorte na sua viagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha!!! Que brasileiro nao faz, ne??? Acostumadas com o nosso super frio de 15 graus no Rio... rs

      Excluir
  2. Rachel, eu tb quero ver neve, deve ser lindooo! rs

    QUE DEMAIS!Você vai voltar ainda mais inteligente e cheia de história para contar depois dessa experiência maravilhosa.
    Bjs e saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati!!!! Muitas saudades tb!!! Vamos ver se a gente nao marca uma proxima neve, digo, proxima viagem juntas, que tal??? rs Super beijoooo!!!

      Excluir
  3. Oi! Seu blog é muito legal e está me ajudando muito!
    Estou programando de fazer a viagem do trem da morte com minha irmã!

    =D

    ResponderExcluir
  4. Oi! Seu blog é muito legal e está me ajudando muito!
    Estou programando de fazer a viagem do trem da morte com minha irmã!

    =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!!!!! Que bom que estamos te ajudando!!!! Viaje sim!!! E divirta-se muitooo!!! Beijos, Rachel e
      Monique!

      Excluir